Qual a linguagem certa de um museu?

Como tocar o coração dos visitantes?

A ambientação, a linha gráfica, o design das peças, o “look and feel”, sons, imagens, cheiros… uma infinidade de recursos podem ser usados para proporcionar a melhor experiência ao usuário. No projeto do Museu Planeta Água falaremos com os visitantes de muitas formas. A experiência vem da percepção do espaço expositivo e do impacto das grandes peças cenográficas, do conteúdo interativo e da emoção do hiper-realismo. A experiência vem da informação escrita, das obras de arte até a percepção do invisível. Na foto da esquerda o artista Fox Malinoski realiza um painel artístico com técnicas de grafite no Museu Planeta Água – MPA. Na foto da direita a cientista Marie Curie foi retratada em estilo clássico pelo artista João Moro. Esta escultura faz parte de um conjunto de quarenta e uma esculturas de cientistas, filósofos e inventores, do Exploratório do Parque de Ciências do Paraná com objetivo de mostrar ao visitante que a ciência é feita por gente.

“Ao criar um novo museu, estamos abrindo um novo canal de comunicação com a sociedade.”

——————————————— 

O Exploratório foi desenvolvido para o Governo Estadual. Neste projeto atuamos como Curador e no desenvolvimento do Projeto Expográfico. A curadoria foi realizada em parceria com as arquitetas Gisela Magalhães e Valéria Bechara.

O MPA teve o projeto desenvolvido, administrado e produzido pela Straub Design e Egeo – Associação Brasileira do Conhecimento. Neste projeto trabalhei na Curadoria e na Expografia. A curadoria foi realizada em parceria com Ericson Straub e Celeste Correa.