Cases e Projetos
Museu Nacional da Imigração e Colonização – MNIC
Criado em 1957, o museu guarda memórias, histórias e objetos relacionados à imigração no Sul do Brasil. É administrado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville. A “Maison de Joinville” que abriga o museu foi concluída em 1870, conhecida também como “Palácio dos Príncipes”. Em 2020 o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, que já havia iniciado a reforma da edificação, promoveu uma licitação para a nova exposição de longa duração “Miradas do Porvir”, prevista para inaugurar em 2021.
O desenvolvimento, administração e a produção deste projeto são da Straub Design. Neste projeto trabalhei no Projeto Criativo Inicial e no desenvolvimento do Projeto Expográfico.
Sonho
O Projeto Criativo Inicial considera o direito à imigração, conforme preconiza o edital especialmente no que tange à vida digna. Enfatizamos o “direito de sonhar”, configurando o primeiro fio condutor da narrativa. A imigração e o sonho são companheiros.
Olhar
Inspirado pelo nome da exposição, Miradas do Porvir, o “Olhar” é o segundo fio condutor da narrativa. Olhares que veem o mar, a estrada ou a floresta. O olhar de quem viaja. O olhar de quem acredita. O olhar dos desbravadores diante de um mundo desconhecido. O olhar do camponês europeu contemplando o panfleto que mudaria sua vida. Diversos são os olhares no processo de imigração, inclusive na forma como os imigrantes eram vistos pelos que lá já estavam. Há, ainda, o olhar da esperança, o olhar do sonhador que vê o futuro, o olhar orgulhoso daquele que adotou a nova terra. A exposição Miradas do Porvir ocupa o antigo casarão e o térreo do novo anexo. As salas temáticas apresentam conteúdos diversos, referenciados com as peças histórias do acervo da instituição.
Experiência Imersiva
Entre os dezesseis espaços previstos, um deles tem o objetivo de conectar os vários tempos da imigração e da colonização e lançar o olhar e a imaginação do visitante até o futuro, a sala “Miradas do Porvir”. É uma experiência imersiva com projeção vídeo mapping nas quatro paredes e no piso. A projeção é sincronizada e acompanhada de áudio. O objetivo é provocar no visitante a reflexão sobre a coragem e a ousadia dos seres humanos, ao longo da história, de rumar ao desconhecido. O roteiro tem início nas primeiras migrações para as terras hoje brasileiras, e segue até as futuras explorações de outros planetas.
Solução Inovadora de Mobiliário Expositivo
A “maison” tem características espaciais próprias. Os ambientes são pequenos, e existem muitas e amplas janelas e portas, limitando a área de paredes que pode ser usada com painéis. Criamos uma solução expositiva adequada a estas condicionantes, o Mobiliário Expositivo Central. Esta solução libera as paredes mantendo a visão do visitante para todo o ambiente. Assim, propomos a unificação, sempre que possível, das mesas e vitrines, com alinhamento ao módulo superior, eliminando tanto quanto possível o uso das laterais da sala. A circulação acontece prioritariamente pelas laterais e os meios expositivos são instalados de forma predominante no centro de cada cômodo, garantindo inclusive o acesso adequado aos cadeirantes. O módulo superior recebe também conteúdo em mídias plotadas, bem como abriga luminárias e projetores, O resultado é uma montagem mais “limpa”, minimizando a interferência na edificação. Os sistemas de fixação foram submetidos e aprovados pelo IPHAN.