FAQ
PERGUNTAS frequentes
Curadoria, Projetos Museográficos e Expográficos, Empreendimentos Culturais e Consultorias específicas. Oferecemos soluções para espaços de experiência, mas não existe uma receita de bolo; cada caso tem particularidades e potenciais diferentes, e assim devemos estudá-los para sugerir a melhor estratégia de trabalho. Sou um contador de histórias apaixonado melo mundo da expografia, e mergulharei de cabeça em cada novo desafio para alcançar a excelência.
Transformar boas ideias em espaços de experiência extraordinários. Acreditamos que Museus e Exposições devem ser fonte de experiências modificadoras para os visitantes, sejam elas de natureza interativa ou contemplativa. Traduzir as linguagens com vitalidade tendo o acervo como instrumento desta comunicação.
Os meios expositivos são ferramentas poderosas na comunicação de instituições e empresas com a sociedade, seu público ou audiência.
O melhor indicador de sucesso é ver os olhos dos visitantes brilhando!
Os espaços expositivos e culturais são os lugares que mais gostamos. Visitamos centenas de museus e espaços culturais em quinze países com o olhar aguçado para aprender muito. Acreditamos que o conhecimento, a experiência e o compromisso com a prospecção do novo, unem-se para a obtenção dos melhores resultados. Unir essas vivências, experiência profissional e criatividade é o método. Viajar e descobrir, pelo mundo e em nossa imaginação, não existe melhor inspiração!
O Instituto Brasileiro de Museus, na publicação Caminhos da Memória, define o papel do curador dentro de uma equipe multidisciplinar como “O responsável pela exposição será a pessoa apontada pelo grupo com qualidades para gerenciar o projeto. Esta pessoa deverá ser capaz e ter tempo para acompanhar todas as etapas e ações necessárias para a montagem da exposição, e de preferência, ter habilidade para ser o agregador da equipe.”
Particularmente gostamos de definir o trabalho do Curador como: “É a pessoa responsável pela tomada final das decisões em um Museu, Exposição ou Espaço de Experiência.” Conforme a área do conhecimento nós podemos realizar a curadoria. Noutras podemos trabalhar com curadores externos ou atuar na curadoria em parceria, cada projeto terá um modelo mais adequado.
Como arquiteto e urbanista tenho um extenso portfólio realizado, onde soluções expositivas e interativas foram criadas com o objetivo de tornar a experiência do visitante extraordinária. Longe de saber tudo, traremos para cada projeto outros profissionais e saberes para montar a melhor equipe. Oferecemos experiência de projeto e de produção, para que trabalhando ao lado de outros profissionais, possamos concretizar tudo que é necessário em um museu ou exposição. Temos o compromisso com nossos clientes de apresentar soluções técnicas viáveis para tudo o que projetarmos. Somos parceiros desde os primeiros rascunhos até o corte da fita vermelha de inauguração!
Cada projeto tem caraterísticas únicas. As equipes geralmente tem formação multidisciplinar, e sua
configuração será conforme as necessidades específicas.
Designers, jornalistas, programadores, especialistas em efeitos especiais, light designers, cenógrafos, técnicos, artistas, gestores e muitos outros. Cada projeto pede uma configuração diferente, e criamos as pontes necessárias para conectar estas capacidades para trabalharem juntos em perfeita sinergia.
Gostamos de pensar as exposições como obras de arte.
Mesmo em museus ou memoriais não dedicados diretamente à arte, a exposição é uma obra de arte. Como aquele capítulo fantástico que faz o leitor esquecer de onde está ou de quem é, e o transporta para outro lugar com uma vida diferente e um novo nome.
Assim como um bom livro, uma boa exposição, ou um bom museu, devem fazer o visitante ser transportado para outro lugar. Deve fazê-lo pensar como nunca pensou. É aventura. Deve torná-lo uma pessoa diferente desde o momento que o visitante entra no museu até o momento da saída.
Este poder de transformação faz das exposições uma das mídias mais poderosas, e esta “mídia” tem uma extraordinária capacidade de fazer instituições construírem relacionamentos sólidos com seu público ou mercado.
Conteúdo, interatividade, informações, imagens, sons, cheiros, etc. Tudo isso são recursos para uma exposição cumprir seu destino.
O objetivo de um museu ou exposição deve ser o de contar a melhor de todas as histórias. Essa história que vamos escrever juntos é a obra de arte!
Não existe uma resposta pronta para esta pergunta. Cada caso conduz as soluções para diferentes formatos. Descrevemos abaixo algumas fases de desenvolvimento comuns em diversos projetos, com a ressalva de que cada projeto pode assumir etapas específicas:
- Concept – esta fase, também chamada de Estudo Preliminar, tem o objetivo de cunhar os marcos filosóficos, conceituais e estratégicos que nortearão todo o trabalho. Os desenhos iniciais e os conceitos gerais mais profundos do projeto surgem nesta fase, passando por validações e amadurecimento para que possam embasar a fase seguinte. Nesta fase nosso compromisso é de “Entregar aquilo que o Google não entrega!”
- Anteprojeto – representa o desenvolvimento dos parâmetros definidos no Concept, buscando corrigir rumos e avançar mais em relação a Pesquisa, Expografia e Conteúdo.
- Projeto Executivo - esta fase é o desenvolvimento do Anteprojeto, na qual aqueles princípios criados anteriormente seguem o caminho da tangibilização. A equipe aumentará necessariamente nesta fase. As ideias tomam forma. As formas assumem medidas e os desenhos são maiores e detalhados. As planilhas de controle conectam os diversos players. Nesta fase nosso compromisso enquanto curador e responsável pela expografia é de “Jamais projetar algo sem apresentar a solução detalhada de como será entendido, construído, viabilizado e operado. Faremos possível tudo que for projetado!”
- Pré-Produção - Nesta fase munidos dos projetos e com a equipe de coordenação de implantação estruturada no sentido da viabilização do projeto, criaremos orçamentos, cronogramas e o relacionamento institucional necessários. A equipe envolvida conectará com a rede apoiadora que o tornará possível. Neste momento também é debatida a obtenção dos recursos necessários, e o seu direcionamento e equacionamento dentro do projeto global serão estruturantes para o sucesso do projeto.
- Produção - Esta é a fase para onde convergem os esforços das demais. Se existe fita para cortar na festa de inauguração, bem como se há um museu interessante para ser visto logo após a fita, tudo isso é resultado da produção. A fase de produção simboliza o lado pragmático, pois trata de fazer as coisas existirem. Ao mesmo tempo que tratam o projeto com pragmatismo, as equipes de produção tem a pesada incumbência de fazer jus ao que foi pensado e projetado nas fases anteriores, permitindo que os conceitos e a filosofia da entidade permeiem tudo que for produzido. Para assegurar esta fidelidade será importante haver acompanhamento da curadoria até o final da produção