Cases e Projetos

Conviva - Centro de Experiências do Trânsito

O projeto foi realizado a pedido do DETRAN do Distrito Federal em parceria com a UNESCO, organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. A coordenação geral e o desenvolvido do projeto é da Straub Design. Neste projeto trabalhei como Curador e Diretor de Museugrafia. 

O foco primordial do Conviva não está no trânsito ou nos veículos, mas sim nas pessoas, e assim . O trânsito urbano é a expressão do relacionamento entre as pessoas, “indo e vindo”, e assim interagindo no espaço da cidade. Assim o Tema principal do Conviva converge para a “Mobilidade e Segurança das Pessoas”, onde as ruas e espaços públicos são o cenário para a interação social. O agente deste ir e vir é o ser humano. Criamos esta abordagem como estratégia master, e assim criamos o embasamento para a linha curatorial que conduz a narrativa. Tendo a pessoa como prioridade absoluta, sua mobilidade, sua saúde e sua segurança, os veículos são os “instrumentos que podem ser usados pelas pessoas durante o processo de interação social que é o trânsito”, e assim trabalharemos priorizando do mais fraco para o mais forte.

Pavimento Térreo – Neste andar são apresentados os princípios básicos que regem a linha de pensamento que embasa a linha curatorial da instituição. Emoldura os desafios do trânsito nos dias de hoje. Mostra a evolução da cidade e da tecnologia. Amplia a visão estreita de que o trânsito é apenas a circulação de veículos e pedestres na rede de vias. Mostra que as pessoas devem ser a prioridade. Mostramos neste piso que os avanços tecnológicos possibilitam um trânsito mais seguro. No pavimento térreo fazemos a base de entendimento. A emoção é utilizada como catalisador.

Primeiro Pavimento – Neste pavimento abrimos para a experiência. Os conhecimentos específicos são transmitidos com recursos expositivos, educacionais e interativos. O visitante se depara com diversos equipamentos que proporcionam a informação, a interatividade e a oportunidade de experimentar. Experimentar caminhos, ou opções, e experimentar emoções de forma mais intensa. Pretende-se com esta maior intensidade a fixação de conceitos e que as reflexões geradas ultrapassem os limites do Centro de Experiencias do Trânsito, acompanhando o visitante em seu ambiente familiar ou no trabalho. O objetivo é de que as questões levantadas no Conviva façam parte da vida das pessoas, sobretudo no ato de dirigir.

O Conviva contará com simuladores de impacto, simulador de atropelamento, experiências interativas analógicas e digitais, realidade virtual associada a experiência física, painéis e recursos tecnológicos e cenográficos apresentarão o conteúdo.