Realizamos e participamos de inúmeros outros projetos, serviços e atividades culturais. Citamos alguns muito especiais.
Livro “O Que é Urbanismo”, pela Editora Brasiliense em 1991. Coautor com Antônio J. Gonçalves Jr., Frederico Carstens e Rossano L. Fleith. O livro foi publicado como parte das atividades do grupo de estudos independente “Projeto Germem”, o qual de 1986 a 1991, publicou também artigos diversos nas Revistas AU e Projeto, e nos Jornais Folha de São Paulo, Gazeta do Povo, Estado do Paraná e Folha de Londrina. Na foto as capas da primeira e da segunda edições.
Realizamos com recursos da Lei Municipal de Incentivo a Cultura, com patrocínio da Siemens do Brasil, o “Projeto de Documentação Arquitetural Fotogramétrica do Edifício que Abriga o Museu Paranaense e Produção de Arquivo Histórico Digital” em 2001. O edifício de estilo eclético foi construído em 1912 como Paço Municipal de Curitiba. O levantamento arquitetônico contou com recursos de desenho 3D à partir de estereoscopia, e foi utilizado como base para o restauro do edifício nos anos seguintes.
Atuei como arquiteto e agente cultural na “Comissão dos 300 anos de Curitiba” em 1993. Foram realizados inúmeros projetos e eventos, tais como: Projeto Pegadas da Memória, Linha Vermelha, painéis de Poty Lazarotto, selo comemorativo, planejamento e montagem dos eventos e exposições em comemoração ao tricentenário da cidade entre outros.
Quando das obras de restauro da Catedral Basílica de Nossa Senhora da Luz em Curitiba, desenhamos a imagem que foi usada no tapume da obra, onde resgatamos o desenho da antiga igreja matriz, a qual estava localizada no meio da Praça Tiradentes, e foi demolida no século XIX. A ruína da antiga igreja, substituída pela catedral neogótica atual, motivou a edificação no novo templo. A ideia foi de criar uma oportunidade da população saber mais sobre a história de sua cidade. Aquarelei um vista da antiga igreja, baseado em fotos da época, e esta ilustração foi direto para a construtora escolhida para a obra.
“A Tocadora de Guitarra”– esta foi a primeira escultura de Victor Brecheret em Curitiba. Participei da equipe responsável pelo projeto de aquisição dos direitos com os herdeiros, fundição em bronze pelo método da cêra perdida, produção e incorporação ao patrimônio artístico municipal foi realizado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura em 1996. A escultura está desde aquela data em exposição no Memorial de Curitiba.
Fomos premiados no Premio Idea Brasil 2012 com bronze em duas categorias: categoria Produto, com a cadeira Orvalho, e na categoria Estratégia de Design. O desenvolvimento destes produtos foram resultados da parceria com o Senai e Movelaria Paranista, intitulada “Design Seguro”. As cadeiras Orvalho e Camaleão participaram da exposição da premiação no MON – Museu Oscar Niemeyer, sendo em seguida incorporadas ao acervo permanente desta instituição.
Conselhos – atuamos como conselheiro no Conselho Superior do Museu Oscar Niemeyer – MON [AANON] e no Conselho de Administração do Centro Brasil Design – CBD