Um museu inteiramente dedicado a água, nosso bem mais precioso. Inaugurado em 2022, o Museu Planeta Água instiga o visitante a refletir sobre os mais variados aspectos relacionados à água. Quanta água existe no planeta Terra? Quanto da água que existe pode ser consumido? Como a água chegou ao nosso planeta? Quais tecnologias nos tornam capazes de purificar a água ou dela obter energia?
Um incrível espaço de experiências interativo
O Museu Planeta Água fica localizado na cidade de Curitiba, no estado do Paraná. Foi viabilizado pela Lei Federal de Incentivo a Cultura com incentivo da Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar e pela Central Três Gargantas – CTG [China].
Nós da equipe Aukland ficamos honrados em participar do Museu Planeta Água na Curadoria e no Projeto Arquitetônico Expográfico.
Desvendando os segredos da água
Estações temáticas foram projetadas para tornar melhor a experiência dos visitantes. Em “A Origem da Água” sua origem extraterrestre é revelada, bem como temas como Oceanos, Rios, Gelo e Florestas. As estações “Água é Vida”, “Água é Prazer”, “Água é Consumo”, “Água é Morte”, “Água é Preciosa”, “Água é Tecnologia e Desenvolvimento”, “Água é Energia” trazem os conteúdos em recortes específicos.
Em breve as novas salas “Água é Cultura” e “Física e Química da Água” serão incorporadas ao Museu Planeta Água.
Água é Prazer
Estação Água é Prazer proporciona experiências interativas especiais, como os respingos de uma cachoeira e a chuva. As ondas do mar e o café sendo feito no fogão a lenha da fazenda. Um banco do Parque Barigui coberto de orvalho congelado em uma manhã de geada.
O então prefeito Rafael Greca e o atual prefeito de Curitiba Eduardo Pimentel visitando a estação Água é Prazer em 2023, acompanhados pelo arquiteto da Aukland Aurélio Sant’Anna.
Água é Vida!
A linha curatorial do Planeta Água tem foco na água como bem precioso e fundamental para a vida, este é o ponto de partida. A afirmação da água como um bem essencial para a vida permeia todas as salas do museu.
A água do planeta
Equipamento interativo único, o visitante interage com um terminal sensível ao toque e o resultado das suas escolhas é projetado em video-maping em um mapa mundi gigante 3D e em um vídeo-wall.
Os grupos são atendidos pela equipe de mediadores.
Um manifesto contra a poluição dos oceanos com lixo plástico
Entre as inúmeras peças e equipamentos do MPA, destaca-se um esqueleto cenográfico de uma baleia-azul com 23,5 metros. Ele foi todo revestido com embalagens plásticas e suspenso no teto. O esqueleto cenográfico, além de projetado, também foi produzido pela Aukland.
Clique no botão abaixo para saber mais sobre a montagem do esqueleto
Esta espécie de árvore é a rainha da Floresta Amazônica e peça central do ciclo hídrico da floresta. As fotos mostram o passo a passo da curadoria e expografia: 1 – A ideia inicial é traduzida em um croqui. 2 – O conceito e a pesquisa foram enviados para um infografista. 3 – O então prefeito de Curitiba Rafael Greca confere os recursos interativos do painél Sumaúma.
A equipe Aukland realizou para o Museu Planeta Água a Curadoria e o Projeto Arquitetônico Expográfico. A curadoria foi realizada em parceria com Ericson Straub e Celeste Correa. O empreendimento foi desenvolvido, administrado e produzido pelas equipes da Straub Design e Egeo. Contamos também com um comitê consultivo com especialistas em sustentabilidade e um membro da UNESCO.