Cases e Projetos

Memorial da segurança no transporte

Espaço de experiência da Associação Viking em Curitiba. Oferece experiências transformadoras com objetivo de mudar comportamentos. Patrocinado pela Volvo do Brasil por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, é o único espaço do gênero no Brasil, e a visitação é gratuita.

Projeto desenvolvido, administrado e produzido pela Straub Design. Neste projeto trabalhei na Curadoria e na Expografia. A curadoria foi realizada em parceria com Ericson Straub e Celeste Correa. Estabelecemos a linha curatorial embasada pela busca pela segurança como uma trajetória milenar, apresentadas em quatro setores interconectados. 

→ A primeira parte da exposição é chamada “Homo Sapiens”, onde contamos sobre o surgimento do conceito de segurança na pré-história, na medida que nossa espécie adotava a organização familiar, abandonava o nomadismo e passava a fixar sua morada com o advento da agricultura. 

→ Na sequência em “Urbe” a invenção da cidade e a invenção da rua são mostradas como fatores determinantes para o surgimento do trânsito. A partir da configuração dos centros urbanos o desenvolvimento humano tornou-se exponencial, gerando uma escalada de avanços mostrada no setor seguinte.

→ Em “Tecnologia” o conteúdo e as experiências conduzem o visitante até o presente do transporte, do trânsito e da tecnologia embarcada nos veículos. 

→ O quarto setor “Vida” explora os aspectos humanos proporcionados pelo transporte, suas oportunidades e risco

A exposição conta com recursos tecnológicos e interativos. Teatro Holográfico, Realidade Virtual, Projeção Video-mapeada, cenografia, balanças interativas, gavetas que falam, Simulador de Crash Test e Simulador de Tombamento. Um ônibus bi-articulado, símbolo do transporte urbano, foi suspenso no memorial e é usado com sala de exposição. O veículo de vinte toneladas apresenta o case da cidade de Curitiba, onde o transporte urbano foi usado com sucesso como ferramenta de planejamento urbano. Parte do ônibus tem os assentos, possibilitando seu uso para reunir grupos, e sua frente atravessa a fachada de vidro do edifício onde o visitante pode experimentar o lugar do motorista.