Cases e Projetos

Memorial do Transporte de Cargas do Brasil

O transporte é uma atividade tão inerente ao cotidiano contemporâneo, ao ponto de parecer natural como se fosse parte da vida. O transporte é hoje parte da vida de todos nós!

Ao aceitarmos o desafio de pensar este espaço de experiência, embarcamos na aventura de contar uma grande história: A História dos Transportes de Cargas Rodoviário e Ferroviário.

O Memorial do Transporte de Cargas do Brasil é um Espaço de Experiência criado para os clientes Instituto Elisabetha Randon e Straub Design, com incentivo da Randoncorp, grupo industrial com 31 unidades de produção e presente em 120 países.

Neste empreendimento desenvolvemos o Concept, participamos da Equipe Curadora ao lado de Ericson Straub e fizemos o Projeto Expográfico.

Os eixos da narrativa do MTCB, criados no Concept são o Sonho, o Trabalho e a Conexão. Estes eixos orientaram o trabalho curatorial e estruturaram o Projeto Expográfico. O memorial conta com dois espaços, o Galpão, este aos moldes de um barracão industrial de meados do Século XX e a Forjaria, um espaço inspirado nas antigas ferrarias do Século XIX.

A dinâmica do transporte de cargas está diretamente ligado ao pulsar de nossa civilização. Estradas e rotas são como o sistema arterial da sociedade, irrigando seu tecido com força e conectando pessoas e lugares. Em nosso trabalho aspectos culturais, econômicos estão inter-relacionados e conduzirão os visitantes para viver as experiências do memorial.

O ambiente Doca, no espaço Galpão, é o que articula todos os demais no MTCB. Através dele implementos rodoviários e ferroviários surgem na exposição como peças de acervo e ao mesmo tempo como espaços expositivos, pois se poderá entrar neles.

Para a área externa concebemos trilhas cobertas com estruturas inspiradas nos vinhedos da região de Caxias do Sul e o desenho dos bancos foi inspirado nas frases de para-choques de caminhões, elemento forte da cultura das estradas brasileiras.

No Memorial do Transporte de Cargas do Brasil contamos a história da região de Caxias do Sul, na serra gaúcha, local onde está sendo instalado o Memorial do Transporte de Cargas do Brasil. Na exposição, desvendamos a trajetória e a história do povo e das empresas desta região até tornar-se o segundo maior polo metalúrgico do Brasil, atrás apenas de São Paulo.