A peça central do Museu Planeta Água é um imenso Esqueleto Cenográfico de uma Baleia Azul adulta em tamanho natural. Quando se olha mais de perto, percebe-se que ele é todo revestido com embalagens plásticas brancas. Este esqueleto é um manifesto para sensibilizar as pessoas contra a poluição dos oceanos com lixo plástico.
É uma peça cenográfica de grande porte. Tem vinte e três metros de comprimento e sete metros de largura. Pesa quatro toneladas e foi feita com cerca de quarenta mil componentes.
O tórax do esqueleto, entre as costelas, tornou-se um ambiente onde se pode entrar e assistir vídeos com a temática da proteção dos oceanos.
O esqueleto parece flutuar, cuidadosamente suspenso no teto do Museu Planeta Água. Para esta instalação foi utilizado cerca de um quilômetro e meio de cabos de aço.
O Esqueleto da Baleia Azul foi fabricado durante a Pandemia de Covid. As máscaras de proteção que foram marcantes naquele período e que também são feitas de fibras sintéticas, foram incorporadas no revestimento do esqueleto cenográfico, tornando-o ainda mais atual.
Desenvolvemos o projeto simulado em softwares específicos e fabricamos o Esqueleto da Baleia Azul especialmente para o Museu Planeta Água. A AuKland tem tecnologia e experiência para o projeto e a fabricação de equipamentos e instalações cenográficas para Museus e Exposições.